domingo, 5 de abril de 2009

Empreendedorismo: "O conceito"

Uma das definições mais antigas é a de Joseph Schumpeter (1949):

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais.”

Joseph Schumpeter
Dr. em Economia
(1883-1950)






Para Kirzner (1973):

“O empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente”.

Israel M. Kirzner
Dr. em Economia
(1930-)


Ambos afirmam que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um indivíduo curioso e atento às informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

Então, o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.

Aspectos encontrados nas definições referentes ao empreendedor:
* Iniciativa para criar um novo negócio;
* Paixão pelo que faz;
* Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive;
* Aceita assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar.

Referências:

DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo Estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. SãoPaulo: Cengage Learning, 2008.
AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

Postado por: Fabio Mello Fagundes

contato: http://www.fabiofagundes.com/ / contato@fabiofagundes.com

Um comentário:

  1. Equipe Ciências Contábeis 1° Período -
    Airta Milani Lima
    Christian Ribas
    Dirce Fernandes
    Lucia Lamim
    Victor Bruno Incerti


    Atividade sobre a Perspectiva Humanística na Administração

    Apresentação
    Após a apresentação dos conceitos das escolas: ‘relações humanas’, ‘comportamentalista’ e ‘estruturalista’ na perspectiva humanística da administração; foi demandada pelo professor da disciplina Teoria Geral da Administração, uma atividade com 3 questões que estão respondidas na seqüência.

    Atividades

    1) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    O quadro abaixo destaca as diferenças entre as teorias clássicas e humanísticas da administração:

    Teoria Clássica:

    Trata a organização como uma máquina
    Enfatiza as tarefas ou a tecnologia
    Inspirada em sistemas de engenharia
    Autoridade centralizada
    Linhas claras de autoridade
    Especialização e competência técnica
    Acentuada divisão do trabalho
    Confiança nas regras e nos regulamentos
    Clara separação entre linha e staff.

    Teoria das Relações Humanas:

    Trata a organização como grupo de pessoas
    Enfatiza as pessoas
    Inspirada em sistemas de psicologia
    Delegação plena da autoridade
    Autonomia do empregado
    Confiança e abertura
    Ênfase nas relações humanas entre os empregados
    Confiança nas pessoas
    Dinâmica grupal interpessoal.



    As grandes mudanças foram:
    • Participação dos escalões inferiores na solução dos problemas da organização;
    • Definição de uma filosofia humanística e democrática do papel do homem na organização;
    • Introdução das ciências do comportamento nas práticas administrativas;



    2) Quais as diferenças entre as 3 escolas do período humanístico?
    • Escola das relações humanas: Mayo fez estudo sobre a influência da luminosidade do trabalho, da qualidade do ambiente e descreveu-as afirmando que deve cuidar dos aspectos sociais era favorável aos empresários.
    • Escola comportamentalista: foca-se no comportamento individual. Seus temas são a motivação e a liderança.
    • Escola estruturalista: com base na Teoria da Burocracia enfatiza a estrutura das empresas, acrescentando-se uma preocupação bem maior com as pessoas e o ambiente.



    3) Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram no funcionamento da administração?
    As teorias administrativas são respostas aos conflitos entre os interesses das corporações e os dos seus colaboradores. Seu objetivo é garantir a produtividade e promover uma harmonia nas relações do mundo do trabalho.
    As contribuições das teorias do período humanístico na administração atual podem ser identificadas nos seguintes processos gerenciais:
    • Motivação
    • Moral e atitude
    • Gestão participativa
    • Liderança
    • Comunicação
    • Organização informal
    • Psicologia dentro da organização a fim de compreender as necessidades emocionais humanas, criando formas de recompensa e sanções não-materiais e dando ênfase nos aspectos subjetivos e não racionais do comportamento das pessoas.

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