terça-feira, 21 de junho de 2011

A PALAVRA É MUDANÇA

Nos dias atuais, nenhuma palavra tem mais importância para as organizações do que esta, a palavra mudança. Se avaliarmos toda a perspectiva contemporânea da administração com suas teorias: de sistemas, contingência, administração por objetivos e desenvolvimento organizacional, notaremos que a espinha dorsal em todas elas esta palavra mudança.


Qual é o motivo de tamanha importância sobre esta palavra? A resposta é simples, a concorrência está em níveis extremamente altos, falar de mercados globalizados já é inclusive um truísmo..., a inovação cada vez mais presente nas organizações como forma de buscar um diferencial competitivo (que atualmente não é duradouro...) ou mesmo de manter-se no jogo. Tudo isso cria um forte cenário de mudanças constantes.

Um forte exemplo de mudança é a China gerando impacto para o resto do mundo. Fortalecendo sua indústria interna e atraíndo indústrias que tenham interesse em se instalar por lá. Esta situação tem gerado grandes dificuldades aos industriais de diversos países, inclusive do Brasil. No caso brasileiro, isso fica mais latente devido a enorme carga tributária, portanto, ao invés de incentivarmos a indústria, nosso governo à repele. Há muita coisa por fazer neste país para que não sejamos um país apenas de agronegócio enquanto a china controla toda produção mundial.

Portanto, Ivete Sangalo poderia criar uma música sobre mudança, pois já é o tema do momento... Fica a sugestão.